quinta-feira, março 23, 2006

Alimentos Transgénicos


A ideia de selecção genética na agricultura não é nova. No entanto a genética moderna consegue hoje introduzir, com grande precisão, características particulares em determinadas plantas. Os cientistas conseguem assim, obter novas variedades de plantas, que produzem mais alimento e que melhor resistem às doenças.


Com estas novas variedades de plantas, o agricultor, para além de poupar dinheiro na aquisição de fertilizantes e outros produtos químicos, vê aumentar a produtividade da sua exploração agrícola.
Neste laboratório as plantas crescem em simbiose com bactérias nitrificantes, que vivem no interior de nódulos das suas raízes. estas bactérias transformam o azoto atmosférico em nitratos, para que a planta possa crescer rápida e saudavelmente.
Os investigadores julgam que é possível, através da engenharia genética, introduzir esta característica noutras plantas de interesse alimentar.
Para introduzir novos genes nas plantas é necessário usar uma técnica chamada "cultura de tecidos", técnica que permite regenerar uma planta completa a partir de uma única célula.
Para que se possa incorporar o novo gene na planta é necessário cortar, uma das suas folhas, em pequenos pedaços. O gene pretendido é inserido no plasmídeo de uma bactéria especial denominada agrobactéria.
A agrobactéria é então misturada com as células da planta. A bactéria consegue introduzir nos cromossomas das células vegetais o gene escolhido.
Estas células, quando submetidas a condições cuidadosamente controladas, vão regenerar e dar origem a novas plantas portadoras do novo gene.
Vamos relembrar agora alguns aspectos da estrutura da molécula de DNA.
Temos então o açúcar denominado desoxirribose
e também, um grupo fosfato.
Cada molécula de desoxirribose encontra-se ligado a dois grupos fosfato.
O potencial da engenharia genética é tremendo. Podemos esperar muitos benefícios desta ciência. No entanto existe o certo receio de que estas técnicas sejam contra a própria natureza, pelo que é necessário controlar devidamente todas as experiências para evitar possíveis acidentes genéticos. Hoje, grande parte dos cientistas considera que este tipo de investigações são completa seguras.


A humanidade tem agora a chave do código da vida. É um grande desafio, mas também uma grande responsabilidade.