quinta-feira, fevereiro 09, 2006

O erro da biotecnologia...



A engenharia genética e a mais recente genómica estão assentes num dogma nascido com a descoberta da "hélice" do ADN nos anos 50. Os resultados divulgados há um ano sobre o genoma humano demonstram que esse ponto de partida está errado, segundo o biólogo norte-americano Barry Commoner.

A biotecnologia pode ter pés de barro e as esperanças da Wall Street e do NASDAQ em arranjarem um substituto para a Nova Economia poderão sair goradas. Os fundamentos teóricos da engenharia genética ligados à descoberta da dupla hélice do ADN em 1953 por Francis Crick e James Watson - e que lhes daria o Prémio Nobel em 1962 - terão sido postos em causa pelos resultados dos projectos sobre o Genoma Humano divulgados em Fevereiro do ano passado pelas revistas Nature (15/02/2001) e Science (16/02/2001).
Para surpresa da comunidade científica mundial, os projectos revelaram que o genoma humano não contaria mais do que 25 a 35 mil genes, quando são conhecidas mais de 100 mil proteínas humanas. Os dados revelaram, ainda, que cerca de 40% dos genes humanos se envolvem em "entrançamentos alternativos" que geram múltiplas proteínas, cada uma delas com uma sequência diferente entre si e em relação ao gene original. A ideia de que o gene estaria sob total controlo, de que "movendo-o" de um organismo para o outro, ele continuaria a fazer o mesmo, terá ficado sem bases credíveis.

"http://www.janelanaweb.com/digitais/commoner.html"