domingo, março 19, 2006

A era da manipulação


A era da manipulação consistia na manipulação de mensagens genéticas expressas em fragmentos de sequências que compõem o código hereditário, os nucleotídeos.

A partir deste momento a engenharia genética passou a cortar ou modificar as moléculas de DNA, utilizando enzimas específicas. As ligases, enzimas que agem para unir a cadeia fragmentada começaram a ser descobertas e sintetizadas para manipulação genética.

A introdução de fragmentos de DNA contendo genes de interesse em uma célula, só culminará na reprodução da mensagem genética de tal gene, se este estiver contido em um vetor de clonagem apropriado. Tais vetores contém seqüências de regulação importantes para que a maquinaria celular possa "ler" e "ler corretamente" a informação contida no gene. Os vetores que são responsáveis por este processo, podem ser plasmídios, vírus e outros, também manipulados geneticamente. Como os plasmídios são seqüências circulares de DNA, que se reproduzem de forma autônoma e são elementos genéticos extracromossômicos, tornaram-se portanto, ideais para a transmissão de informação genética.

http://pt.wikipedia.org